domingo, 18 de novembro de 2012

A Turma

Gosto de como a minha turma funciona.
Talvez por todas sermos estrangeiras, e por sermos uma turma pequena, tivemos desde o início de fazer amizade. Fomos, de certa forma, forçadas a aproximar-nos umas das outras, porque estamos a viver longe de casa e precisamos de conhecer alguém que esteja na mesma situação. De ter alguém com quem partilhar o dia a dia.
Apesar de me identificar mais com umas do que com outras (o que é sempre normal), gosto de todas. Não há conflitos na turma, não há guerrinhas, nada. Toda a gente se dá bem, mesmo que não sejam as melhores amigas do mundo e não se juntem ao fim de semana para ir tomar um café - mas também há espaço para amizades dessas.
Não existem lugares marcados, vamo-nos sentando lado a lado conforme chegamos à sala, sem guardar um lugar para a "amiguinha". 
Tentamos estar juntas fora da faculdade pelo menos uma vez por semana, vamos às casas umas das outras, organizamos noites de jogos.
Tudo é combinado de maneira fácil, sem grandes planos, e de forma a dar para toda a gente - basta saber quando e onde, e está feito. Vamos juntas de bicicleta seja para onde for, mesmo que umas sejam as campeãs do ciclismo e as outras fiquem cansadas depois de pedalar duas vezes. E, mesmo que não haja oportunidade de combinar que vamos juntas, elas aparecem cá e tocam à minha campainha. Porque sabem que é costume eu ir com elas. Porque, como elas dizem, é habitual "virem buscar-me".
E eu gosto disso, de saber que alguém sai de casa com a ideia de que deve passar aqui para eu também ter companhia. Somos o apoio umas das outras.
Sobretudo, gosto de que sejamos de países diferentes e de saber que, além de ficar a conhecer a Bélgica, vou sair daqui a conhecer também a Holanda, Malta, a Eslovénia, a Eslováquia, a República Checa, a Alemanha e Espanha. Vou voltar a Portugal sabendo como se celebra o Natal nesses países, quais são as suas comidas típicas, as actividades preferidas de quem lá vive, os sítios mais bonitos, as expressões mais usadas, o clima, as rotinas. Sabendo como é a Terapia da Fala lá, como são as faculdades, como são as relações com os professores.
14 pessoas com o mesmo objectivo, cada uma do seu cantinho no mundo - mas que, por uns meses, trazem o seu cantinho e o partilham na Antuérpia.

Sem comentários:

Enviar um comentário