sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O Sinterklaas

Dia 5 foi dia de Sinterklaas!

Na Bélgica, Holanda, Alemanha, e mais alguns países, há a grande tradição de celebrar, a 5 ou 6 de Dezembro, um género de Natal - para algumas pessoas, é apenas um dia para troca de presentes, para outras é mesmo um substituto do Natal, em que não trocam mais prendas e passam a ter apenas um dia em família.
O Sint Nicolaas é um santo que vem de Espanha num barco a vapor, com o seu amigo e ajudante Zwarte Piet, um rapaz com caracóis e a cara absolutamente preta. Depois, vai a cavalo distribuir prendas às crianças que se portaram bem e que deixaram um sapato algures pela casa - geralmente, doces típicos para o dia como os 'pepernoten' ou os 'taai-taai', que são biscoitos de gengibre.

Decidimos, então, juntar a turma inteira numa das casas e celebrar como deve ser - com um filme, comida e troca de presentes. Houve sopa, muitos biscoitos próprios para a ocasião, chocolate quente com rum branco (este não é muito típico...), e estávamos lançadas para a noite.
Começámos por ver um filme holandês, o "Alles is Liefd", que é um género de comédia romântica passada na época do Sinterklaas - muito, muito giro. Melhor, estava a nevar enquanto víamos o filme!
Comprámos imensas prendas (cada uma só podia gastar até 5€, por isso tínhamos de ser originais e, caso quiséssemos dar mais do que uma, tinham mesmo de ser coisas pequeninas) e juntámo-las num saco de serapilheira que parecia que tinha sido ali deixado mesmo pelo dito santo. 
Houve a ideia de fazer um jogo de dados, com várias rondas e regras, que fez com que passássemos horas (!) a passar as prendas de mão em mão, antes sequer de as termos desembrulhado. Nessa altura funcionou muito pelos embrulhos que pareciam mais bonitos mas, depois de desembrulhar, virámos todas crianças a aproveitar cada oportunidade (regras como "troca um presente com outra pessoa" ou "fica com todos os presentes da pessoa à tua direita) para ficarmos com as prendas que realmente queríamos para nós. No final do tempo, ficávamos com aquelas que tínhamos conseguido - mas, claro, acabámos por trocar algumas porque havia grande desequilíbrio e queríamos acabar todas com o mesmo número). Acabei por vir para casa com dois pares de luvas e um saquinho de chocolates (tããão bons) com uma mensagem muito gira escrita em esloveno e com a tradução em inglês.
Cheguei às 23h, toda feliz que nem criança na noite de Natal, e os melhores senhorios do mundo tinham deixado 3 doces gigantes encostados em cada uma das portas (um Sinterklaas de chocolate, um de gengibre enorme, e um rolinho de massapão).
E ontem, como é no dia 6 que se celebra na Bélgica, ainda tive direito a doces à hora de almoço, na faculdade, porque andava lá um Sinterklaas a distribuir (e comunicava em língua gestual, por qualquer razão, eu tinha de gostar dessa parte)!

Isto de ter dois Natais é espectacular, tenho de aderir ao Sinterklaas e levá-lo para Portugal :)

Ainda houve tempo para aprender uma canção holandesa tradicional, que foi ensinada sílaba a sílaba... E ainda dizem elas que é a mais básica!

Sinterklaas kapoentje,
Gooi wat in mijn schoentje,
Gooi wat in mijn laarsje,
Dank je Sinterklaasje!




Sem comentários:

Enviar um comentário