terça-feira, 18 de setembro de 2012

Os Preparativos e a Chegada

Preparar um ERASMUS dá (muito) mais trabalho do que parece.

Depois de toda a papelada, e de fazer um trabalho preparatório (porque ainda nem começaram as aulas e já me mandam fazer trabalhos) veio o mais importante - arranjar casa. Só isto, dava um filme. Foram quase 4 meses a consultar todos os sites de imobiliárias, a telefonar para mais de 40 (e a gastar dinheiro em chamadas internacionais), a enviar centenas e centenas de emails. O resultado de tudo isso foram... 3 visitas (e 8 tentativas de fraude por nigerianos, que são algo como "olá, o meu nome é ____, moro no Reino Unido mas herdei essa casa na Bélgica do meu pai que morreu o ano passado num acidente com um barco a motor, transfere-me x€ para eu ir aí visitar-te a casa e saber que és uma pessoa séria e que não vou estar a desperdiçar uma viagem" - depois do primeiro, já nem era preciso ler os emails inteiros para saber quais eram as fraudes).
Tendo vindo mais de uma semana antes das aulas (cheguei no dia 12), para tentar arranjar algo, depressa percebi que andar pelas ruas e telefonar para mais agências não me ia servir de nada, porque respondiam, invariavelmente, o mesmo que todas as outras.
Depois de muitos quilómetros andados, acabei por me decidir por uma das que visitei, bastante bem localizada, em que os meus olhos já tinham batido no site - e que até já tinha rejeitado a meio de Agosto, porque não estava, de todo, dentro do meu orçamento.


 




Fazer as malas não foi fácil. Eu levo uma mala a abarrotar quando vou uma semana de férias, e ainda preciso de levar bolsinhas nas malas dos meus pais, por isso logo por aí vê-se o tipo de pessoa que eu sou a viajar. Mas lá consegui pôr as coisas mais importantes em duas malas, já que hei-de ir a casa rapidamente e logo trago roupa mais quente.

O voo foi igualmente tranquilo, com cerca de 2.30h de viagem, e um autocarro expresso de 45 minutos de Bruxelas para a Antuérpia. Quando cá cheguei, fiquei instalada num hotel no Distrito dos Diamantes, em que toda a zona tem pouco mais do que lojas de diamantes, bancos de diamantes, produtos para trabalhar com diamantes, e negociantes de diamantes, já que 80% dos diamantes mundiais passam por esta zona. Segurança atrás de segurança, imensos judeus com o seu chapéu alto de veludo e casaco preto comprido, outros tantos indianos de pasta na mão e telemóvel colado à orelha.
Depois de visitar os tais apartamentos e de arrendar este (cujos senhorios são todos queridos e preocupados, e que me deixaram mudar-me imediatamente, assim que assinei o contrato), foi altura de fazer 300 viagens para um lado e para o outro (andar quilómetros e quilómetros) com as malas, com sacos de compras, com outros sacos de compras diferentes.
E, claro, como não podia deixar de ser, o restante tempo de cada dia foi passado a visitar um pouco a cidade (a Groenplaats, o Grote Markt, a Catedral, o porto, um edifício onde pudemos ter uma vista panorâmica da cidade, o Zoo...), a comer de tudo e mais alguma coisa (não faltam restaurantes, há de tudo), e a descobrir barzinhos onde provar as centenas de cervejas que a Bélgica tem. E eu, que odiava até o cheiro da cerveja, já descobri várias bem boas - nomeadamente aquilo a que costumam chamar as "cervejas de mulher", de framboesa, de morango, de pêssego...!

Casa pronta, conta no banco criada, bicicleta (que vai ser o meu meio de transporte) quase alugada.

Amanhã, além de ficar sozinha na cidade (porque esta semana tive a companhia do meu irmão), também começa a Welcome Week da faculdade. Tenho um tour pela cidade (sendo que uma parte é de barco) e uma welcome drink, com todos os estudantes Erasmus. Na 5ª vamos de comboio até Leuven, outra cidade perto de Bruxelas, e almoçamos por lá, e na 6ª temos apenas sessões informativas.
Segunda-feira começam as aulas, num dos campus, e presumo que arrastem já muitos trabalhos.

É altura de começar a pensar em quando será a minha próxima visita a Lisboa :)

1 comentário:

  1. Desejo-te muito boa sorte, por ai! Tens imensa coisa por onde dispersar a tua rica atençao! eheh! Mas vais conseguir! Inês alguma coisa q precises por estas bandas é só dizeres! Um beijinho muito grande e vou tentar manter-me sempre a pare das tuas aventuras!*

    ResponderEliminar