quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Bicicleta

Alugar uma bicicleta, nesta cidade e nesta altura do ano, é bastante complicado. Mas viver nesta cidade sem ter alugado bicicleta, mais complicado é.
Por aqui, tal como em outros países do Norte da Europa, não se sobrevive sem uma. Chega-se a todo o lado bem mais rápido do que de transportes, sai mais barato, e não há quem não tenha. Há quem não tire sequer a carta, porque preferem andar de bicicleta. Todas as ruas são planas (o que facilita bastante) e têm suportes para as prender. Assim, também me daria jeito ter uma.
A saga da bicicleta começou quando cá cheguei. Andei a pesquisar sobre os vários serviços disponíveis, preços, condições... Quando finalmente me decidi, descobri que, primeiro, ainda teria de criar a conta num banco belga, pelo que o aluguer ficou num género de standby. Depois de ter a conta criada, lá fui ao site - uma bicicleta disponível. Toda feliz, já que toda a gente dizia que todas as bicicletas estavam esgotadas, fiz a reserva para o dia seguinte.
Foram precisas várias viagens de um lado para o outro até perceber que nunca iria encontrar a loja ao pé da Centraal Station... porque a loja é subterrânea. (Nota importante, neste momento, para dizer que nem sequer me pediram o dito número da conta bancária belga.)
Bicicleta alugada, um bom tempo de volta dela para perceber como funcionam os dois mecanismos super complexos de cadeado, bicicleta linda e amarelinha 'estacionada' à porta de casa.
Hoje chego lá abaixo, com vontade de ir dar uma pequena volta pela Meir, a avenida principal, antes de ir ter com uma amiga para almoçar, e a bicicleta tinha a correia solta (sendo que no dia anterior só a usei durante 10 minutos). Boa.
O senhorio (carinhosamente apelidado por mim de House), disponibilizou-se logo, todo querido, para me ajudar, já que era difícil aceder à roda dentada, por causa de um plástico que tem por cima. Colocou a correia no sítio... Mas afinal é a bicicleta que está desalinhada, e foi isso que fez com que a correia se soltasse.
Isto tudo para dizer que andei de bicicleta por um bocadinho e agora lá vou ter de ir de novo à oficina. 
Vida de belga é cansativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário