quinta-feira, 18 de outubro de 2012

As visitas de ontem

Ontem fui até Mechelen para a primeira visita de estudo de Professional Contexts in Europe. Vamos conhecer vários locais de trabalho de Terapeutas da Fala na Bélgica, passando por hospitais, clínicas, associações de diversos tipos.
Desta vez, foi altura de ficar a conhecer um pouco o trabalho como particular, na casa de uma terapeuta que toda a gente descrevia como "entusiástica"... E que afinal era só completamente maluca. A melhor parte da visita foi ver algumas divisões da casa da senhora, construída em 1835 - mas fugimos o mais depressa possível, sendo até isso particularmente difícil porque, mesmo sem fazermos conversa, ela continuava a falar sobre tudo e mais alguma coisa.

À tarde, tivemos de ir entrevistar um professor que é responsável pela organização de vários projectos que tentam aproximar as famílias desfavorecidas, ou de imigrantes, das escolas. Sendo um trabalho para Interculturality and the European Union, o objectivo era tentarmos perceber como é a interacção das diferentes culturas que vivem aqui na Antuérpia (cada escola pode chegar a ter alunos de 150 nacionalidades diferentes!). De novo, nem foi preciso fazer-lhe perguntas, como "entrevista" pressupõe - o senhor falou, todo bem disposto, durante duas horas, sem precisarmos de intervir.

Tudo isto para dizer que ontem foi um dia atarefado.

Mas há algo curioso e de que gostei muito. Até aqui, noutro país, dizem aquilo que tanto ouço e digo em Portugal - "a Terapia da Fala é a profissão mais bonita do mundo" :)

Sem comentários:

Enviar um comentário