sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Um Mês

Faz hoje exactamente um mês que cheguei à Antuérpia.
Ainda sem casa, ainda meio perdida, ainda sem saber bem o que me esperava.
Agora, posso finalmente dizer o que sempre esperei poder - tudo está a correr bem, em todos os aspectos.
Neste mês, conheci imensas pessoas novas, que me arrancaram do dia a dia português. Mergulhei numa cultura diferente, em outros horários, em outro clima. 
Fui forçada a aprender a lavar a roupa, a chorar a perda da minha máquina de lavar loiça, a perceber que, quando não queremos o frigorífico cheio de restos, cabe sempre no estômago um bocadinho mais de comida (e, aqui, descobri também que há poucas coisas melhores do que comer directamente da panela).
Aprendi que há sempre tempo para tudo. Quando não há, inventa-se. Tem de haver tempo para as aulas, para ir às compras, para cozinhar (que já gostava antes de vir), para limpar a casa. E isso não me incomoda, pelo contrário. 
Aqui, descobri também o que é ter uma cidade inteira por onde passear, a pé ou de bicicleta, sem estar constantemente com medo (apesar de, depois de 20 anos a morar na linha de Sintra, a paranóia constante ser inevitável).
Aprendi a passar os meus dias a falar inglês, a escrever inglês, a prestar atenção a aulas dadas em inglês. Não aprendi, ainda, porém, a falar inglês também nas situações mais espontâneas - há sempre certas coisas, a meio de uma conversa, que continuam a sair em português. Mas, ao falar português, também já nem sempre me lembro imediatamente das palavras que queria..!
Descobri a sensação de paz que o facto de toda a gente falar holandês me traz - posso estar na rua, numa esplanada, com gente a discutir o que quer que seja, e mesmo assim estar completamente absorta, porque não percebo o que dizem. O mesmo nas aulas, com o ruído das alunas locais.
E, finalmente, descobri uma cidade muito bonita que, de outra forma, nunca sonharia visitar!

Sem comentários:

Enviar um comentário