terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Gent

A 22 e 23 de Janeiro fui com as minhas colegas, em jeito de celebração pelo fim das aulas, visitar Gent e Brugge (com tantas versões diferentes já nem sei se escreva os nomes das cidades em inglês, português ou holandês...).

Na ida a Gent, íamos sobretudo com a ideia de ir visitar o Museu Dr. Guislain, situado no primeiro hospital psiquiátrico da Bélgica, aberto em 1857 e ainda em funcionamento.
Os edifícios deixam-nos logo com uma sensação de "onde é que eu me vim meter...", porque são exactamente aquilo que se vê nos filmes. A neve ainda os tornou mais bonitos, mas acho que se vai sempre de pé atrás a pensar que, a qualquer momento, pode aparecer um louco a perseguir-nos.




O museu pode ser dividido em duas partes.
O primeiro edificio é dedicado à arte. Tinha pinturas e esculturas sobre a "loucura" nas mulheres (muito centrado no que antigamente se pensava das mulheres com problemas psiquiátricos - que estavam possuídas, que eram bruxas, etc.) e algumas obras feitas pelos próprios doentes. Durante a exposição há algumas coisas completamente macabras e sem sentido, que nos deixam a achar que vamos ficar completamente loucos e já não nos deixam ir embora. A escultura da próxima foto era a mais normal, e mesmo assim era tão real que assustava. Outras eram mulheres vestidas de preto e de cócoras em cantos escuros da exposição. 
Muito, muito estranho.


O segundo edifício, e que achámos mais interessante, tinha a história da Psiquiatria e a realidade dos pacientes - os quartos (com as camas, macas, cadeiras de rodas, coletes de forças, etc.) e as máquinas usadas nos vários exames e terapias (que geralmente passavam por choques eléctricos). Tudo muito ao estilo "Voando sobre um ninho de cucos".


 (parece um caixão mas é uma cama protegida para não fugirem nem se magoarem)


Gostámos muito do museu (era enorme, muito bem organizado, e dá perfeitamente para passar lá umas 4 ou 5 horas), mas também quisemos aproveitar o dia para conhecer a cidade.
Tivemos imensa sorte e descobrimos uns guias de passeio a pé que nos fizeram passar por todos os pontos importantes. De novo, tudo muito bem escrito e organizado, cheio de pequenas piadas e pormenores - numa parte mencionavam que, ao entrar numa ruela, ia ficar tudo muito silencioso e íamos poder ouvir música de uma escola num dos prédios, e foi exactamente como descreveram.
Apesar da neve, estava sol e muito agradável, e achámos a cidade muito bonita.



 Alemanha, Malta, Portugal :)

Próximo post: Brugge!

Sem comentários:

Enviar um comentário