segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Luxemburgo!

Isto de estar no centro da Europa é outra vida. Estamos tão habituados a precisar de um avião para viajar que, estando num país como a Bélgica, nem queremos acreditar que chegámos a outro país só com uma ou duas horas de comboio (apesar de vermos o cenário e a língua a mudar)! Melhor, mesmo viajando dentro da Bélgica, basta mudar de zona para já parecer um país completamente diferente. 
Podia habituar-me a isto de decidir uma viagem de véspera e ir conhecer outros países com uns meros 20-30€!

Depois de Gent e Brugge, ontem foi dia de passar aos passeios internacionais e ir a Luxemburgo.
Saímos às 8h e fomos fazendo algumas paragens. O meu sítio preferido da viagem acabou por ser o primeiro onde estivemos, uma aldeia chamada Esch-sur-Sûre, rodeada por um rio. 

(imagem da internet com a vista panorâmica) - clicar para aumentar



Acho que tivemos pouca sorte com o tempo porque, além de estar frio e de ter nevado um pouco, dizem que Luxemburgo é muito mais bonito no verão quando tudo está verde. Ainda assim, deu para ter uma ideia de como é, cheio de montanhas, árvores e rios.
Depois subimos até um miradouro onde se pode ver toda a parte do rio.


No caminho, vimos outras aldeias parecidas, todas muito serenas (era Domingo e não havia pessoas nem carros) e igualmente bonitas.
Já na cidade de Luxemburgo, também havia pouco movimento e achámos que não tinha muito para apreciar. As casas são engraçadas, pequenas e todas coloridas (prédios de amarelo vivo, cor de rosa, azul...!), há algumas pontes e também muita vegetação, mas fica-se com a sensação de que a cidade está meio adormecida.




O melhor de Luxemburgo foi uma casa de chocolate que descobrimos por acaso, onde bebemos chocolate quente com um "sistema" que têm aqui. Trazem a caneca de leite quente e compramos uns cubos de chocolate (havia uma lista enorme de chocolates com sabores diferentes) para derretermos nele. Muito bom!


E pronto, já posso dizer que visitei mais um país. É muito pequeno e acho que não é um país que ninguém diga que quer imenso visitar, mas valeu a pena - e deve ser mesmo muito bonito no Verão.
Ao voltar para trás ainda parámos em Arlon, na Valónia (Wallonia, uma das 3 regiões da Bélgica) mas, apesar de ter alguma história, não nos pareceu minimamente turística.

Próxima viagem internacional (já com os pais, que vêm de visita) - Amsterdão!

2 comentários:

  1. O Luxemburgo é tão bonito na neve e Primavera. Não foi a melhor época para o visitar.

    ResponderEliminar
  2. O Luxemburgo é tão bonito na neve e Primavera. Não foi a melhor época para o visitar.

    ResponderEliminar